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Danças Folclóricas de Caporales

Tundiqui, saia e preto: Los Caporales
Nós estamos no novo tempo de Pachakuti: o eterno retorno. Um retorno às origens da mítica, que repelia toda vez que você fazer a festa. É um retorno às origens da humanidade, onde coabitam natureza céu, ea terra, o Alaxpacha e Manqhapacha (acima e abaixo).

Parte deste novo tempo é o caos, a falta de reconhecimento das coisas e seu ambiente. Isso é o que acontece com uma cultura se mudou para Los Andes como a cultura negra ou afroyungueños.

É a fonte das danças de Tundiqui ou Negritos, que veio a dança dos capatazes. No entanto, não confundir o que é Saya negros, com ou Negritos Tundiquis Aymara e mestiça, com Caporales da classe média e urbana.

O Afroyungueños

Eles eram estrangeiros e não tinha residência fixa, mas o Infinito Divino, Pader do património despossuídos e humilde oferecidos nas Yungas, para compartilhar com o aimara eo mestiço. Populações de Coroico, Murarata, Chicaloma, Calacala-Coscoma, Irupana são enclaves de afroyungueños produção cultural. Sua cobertura original fantasia com a roupa aimara.

Desde o aluguel social teve de lutar muito contra a agressão colonial e marginalização. Por esta razão, eles estavam perdendo suas práticas culturais, incluindo festas, língua, sentido espiritual, as formas de casamento, etc. Mas a resistência foi no reduto da dança e da música. E uma dessas danças é a saia, juntamente com o candombe.

O Saya

A dança ea música da saia são a expressão original que eles mantenham suas origens culturais: é a síntese cultural. Talvez por isso ninguém pode interpretar, mas afroyungueños si.

Os instrumentos musicais que acompanham a saia ter sido reconstruída ou reinterpretada: Drum Major, na bateria, flauta, pífano e em gangingo, como acompanhamento é o coancha.

O ritmo ea forma de interpretação é bastante particular, no início de cada ritmo de saya é marcado pelo sino do capataz ou contramestre que leva a dança da saia.

O figurino é simples. As mulheres se vestem como o "warmis" Aymara: uma camisa coloridas enfeitadas com fitas. A saia colorida, cobertor na mão e um chapéu Borsalino. Os homens usam chapéu, parte da camisa, um cinto na cintura aymara, calças de flanela e sandálias.

A tropa tem um guia do capataz ou supervisor com um chicote ou o chicote na mão, um panalón decorados e sinos em seus pés, representa a hierarquia ea ordem, e não o impertinente e mandona como entre os negros.

O papel da mulher na dança é tão importante quanto na comunidade. Entre eles está o guia que orienta o saya e lidera o grupo de mulheres.

Os homens tocam simultaneamente o bumbo e um deles rasga coancha (req'e). As mulheres cantam e dançam, movendo os quadris, ombros e mãos trêmulas em contraponto ou o diálogo com os homens.

A coreografia não se parece nada com o ritmo dos superintendentes. Aqueles que confundem essas taxas infelizmente nunca ter visto ou ouvido a saia de música e dança. Não há nuances ou semelhanças, a saya é a saia, o capataz é o capataz.

O Tundiqui ou Negritos


Quando os negros compartilhado pela primeira vez seu território, cultura e tempo histórico com o aimara, ambos desconhecidos, reconhecida como parte da força de trabalho explorada.
Mas foi a luta pela liberdade, que se juntou ao despossuídos. Ao mesmo tempo, história e geografia dar de presente para um diálogo entre as culturas.

O aimara, um homem livre de suas origens, sempre admirou os negros por sua paciência e rebelião. Os aimarás, hospeda excelente, reconhecida no irmão um negro luta pela liberdade. Como um exemplo, nós Samba Salvito lenda, que tinha entre seus amigos, muitos indígenas aymara de Yungas.

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